A importância da fanfarra em sua cidade

postado em: fanfarras | 0
desfile de fanfarra

Devido à sua forma simplista e de fácil organização, a fanfarra é muitas vezes, o início para a formação de um jovem músico, dando a ele a oportunidade de ter o seu primeiro contato com uma linha melódica bem definida, perfeitas combinações timbrísticas e rítmicas, podendo executar peças eruditas e contemporâneas.

Atualmente, montar uma fanfarra pode ser mais fácil do que há alguns anos, pois as Secretarias de Educação e os diretores das escolas compreendem melhor a sua importância como forma de auxílio à educação.

O que é uma fanfarra?

A fanfarra é uma agremiação musical que possui instrumentos de percussão e sopro. Inicialmente elas executavam apenas marchas e dobrados, porém, ao longo dos anos, esse tipo de formação musical se estendeu para diversas manifestações artísticas e culturais.

As fanfarras são divididas em dois grupos:

Fanfarra com piston

O mais completo delas é a Fanfarra com Piston, que amplia as possibilidades sonoras devido ao uso de uma válvula nas cornetas

Fanfarra simples

A fanfarra simples que normalmente é formada por mais instrumentos de percussão e apenas alguns de sopro. Para obter uma melhor execução, algumas fanfarras acrescentam Tubas e Bombardinos com a intenção de melhorar a marcação dos tempos.

Diferença da fanfarra X banda marcial

A extensão das notas nos instrumentos das fanfarras é mais limitada que o das bandas marciais, que utilizam quase todos os instrumentos de sopro e de percussão e dessa forma executam qualquer tipo de música. Dessa forma, a melodia das fanfarras torna-se mais limitada e algumas vezes alterada em comparação a das Bandas Marciais. Porém, mesmo com características bem definidas, as duas formações musicais se superam com arranjos e melodias cada vez mais modernos, diferente das antigas bandas que se limitavam à execução de hinos e marchas cívicas.

Apresentações e uniformização

Suas apresentações podem acontecer em ruas, avenidas, ginásios, campos de futebol e etc., trazendo sempre em seus repertórios, músicas e performances das mais diversas.

Além de tocar instrumentos de sopro e percussão, existem componentes que se utilizam da arte cênica para implementar movimentos e beleza ao espetáculo apresentado, podendo vir a utilizar espada, lança, bandeira, mastro etc.. Podem ser conhecidos como Linha de frente, Corpo coreográfico, Mor, Baliza, Pelotão de bandeiras, sendo que esses, vestem uniformes personalizados para abrilhantar o espetáculo.

O movimento de bandas ou fanfarras no Brasil seguem estilos muitas vezes regionais, uma vez que existem muitas culturas diferenciadas em todas as regiões do país.

Hoje, as músicas tocadas já mudaram bastante, devido a inclusão de novos instrumentos e das mais diversas variações musicais. No Brasil, a fanfarra já invadiu estilos como o Axé, o Frevo, o Samba, entre outros, e já faz parte da cultura nacional.

Fontes: Wikipedia e Portal serenata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *